Tamanho do texto

Economia da zona do euro mostrou sinais leves de estabilização

O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua taxa básica de juros em 1% nesta quinta-feira, como esperado, já que a economia da região da moeda comum mostrou sinais tênues de estabilização depois que a crise da dívida eclodiu.

Em sua primeira reunião de política monetária do ano, o BCE manteve sua taxa básica de juros em 1 por cento, o nível mais baixo já registrado. A decisão ficou em linha com as expectativas do mercado.

Os mercados financeiros mostraram pouca reação. O euro e os futuros do bônus alemães ficaram estáveis após a decisão. "Isso confirma nossa expectativa de que o BCE quer ficar em compasso de espera no momento e digerir o que os últimos dados estão dizendo a eles sobre a magnitude e a profundidade da recessão na zona do euro", disse o economista da Nomura Jens Sondergaard.

Ainda que as últimas semanas tenham visto alguns sinais levemente encorajadores sobre a economia, também é muito cedo para o BCE mudar de direção apenas um mês depois de seu mais recente conjunto de previsões e é provável que o banco mantenha um tom cauteloso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas