Tamanho do texto

Autoridade monetária ainda vê sinais de fragilidade na economia global

Os bancos britânicos precisam levantar capital novo "tão logo seja viável", uma vez que a estabilidade do sistema financeiro global continua frágil, disse nesta sexta-feira o novo órgão de supervisão de risco do Banco da Inglaterra.

O Comitê de Políticas Financeiras do Banco Central disse que os bancos têm feito até agora o quanto podiam para aumentar o capital pela manutenção de baixos pagamentos, dividendos e recompra de ações.

"Mas o comitê continuou preocupado de que o capital não esteja ainda em níveis que possam garantir resiliência diante dos riscos futuros", disse o comitê. "Portanto, o comitê aconselhou os bancos a aumentar o capital externo tão logo seja viável."

O comitê de 11 membros chegou a essa decisão em sua reunião trimestral realizada em 16 de março, e disse que revisará os progressos feitos pelos bancos na próxima reunião, que acontecerá em junho.

O comitê é um dos novos órgão de fiscalização que surgiu ao redor do mundo para localizar riscos que vão além de apenas um banco, cobrindo uma lacuna destacada pela crise financeira.

O comitê realizou sua primeira reunião em junho do ano passado, e no próximo ano ganhará poderes legais para tomar ações a fim de melhorar a estabilidade no sistema financeiro como um todo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.