Tamanho do texto

Governo grego diz que a porcentagem de adesão de credores só será anunciada na madrugada na Grécia

O prazo de acordo de troca de títulos da dívida grega encerrou na tarde desta quinta-feira, mas os números ainda são incertos. O governo grego se diz bastante otimista que o número de credores que aceitaram perdoar parte da dívida do país. Autoridades gregas afirmaram que a quantidade parcial de bancos particulares aderido será sabida a partir da uma hora da manhã na Grécia (20h no horário de Brasília).

Leia também: Nas mãos de credores, Grécia define seu futuro nesta quinta-feira

No começo do dia, autoridades do governo grego haviam afirmado que a adesão havia passado de 75% , agora, um pouco depois do fim do prazo, rumores afirmam que número passou dos 80%. A alta adesão de credores particulares indica que a Grécia terá mais de 100 bilhões de euros em dívidas perdoado s . Nesta quinta-feira o Instituto Internacional de Finanças, que respresenta os principais bancos privados do mundo, afirmou que a ação grega estava indo bem e que a adesão seria alta.

Esta troca de títulos - a maior reestruturação da dívida de Estado já realizada - pretende perdoar 107 bilhões dos 350 bilhões da dívida pública grega. Essa troca é considerada essencial para que a Grécia evite um calote descontrolado, já que ela permitirá à Atenas pagar os 14,4 bilhões de euros em obrigações que vencem no dia 20 de março.A troca concreta dos títulos deve acontecer na próxima segunda-feira para as obrigações de direito grego (177 bilhões, que representa 86% do total) e em 11 de abril para as restantes do direito estrangeiro, segundo o calendário oficial.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.