Tamanho do texto

Tribunal determinou que a ERT permaneça aberta até que se crie uma nova televisão pública

Agência Brasil

O Conselho de Estado (Tribunal Supremo Administrativo) da Grécia anulou nesta segunda-feira (17) a decisão do governo de fechar a ERT, a estação pública de rádio e televisão, ordenando o restabelecimento imediato do sinal para que sejam retomadas as emissões.

Em medida cautelar decretada à tarde, o tribunal determinou que a ERT permaneça aberta até que se crie uma nova televisão pública.

-Veja também: Grécia fecha TV estatal para economizar e deixa população em choque

A decisão ocorreu enquanto os parceiros da coligação tripartite do Executivo se reuniam em busca de uma saída para a crise desencadeada no país após o encerramento da ERT, decretado unilateralmente pelo primeiro-ministro Antonis Samaras.

Na reunião, Samaras tinha voltado a propor aos parceiros de coligação a reabertura “transitória” da radiotelevisão pública sob a supervisão de uma comissão tripartite.

Manifestantes se reuniram ao redor do prédio da rede de televisão estatal ERT
Reuters
Manifestantes se reuniram ao redor do prédio da rede de televisão estatal ERT

Uma comissão com representantes dos três partidos da coligação do primeiro-minstro seria encarregada de “recrutar o número de jornalistas responsáveis pelo funcionamento da nova radiotelevisão pública” até a votação de um novo projeto de lei sobre a nova estação estatal projetada pelo governo.

Evangelos Venizelos, dirigente do Partido Socialista Pan-Helénico (Pasok), parceiro do Executivo, e Fotis Kouvelis, do pequeno partido Esquerda Democrática (Dimar), que também apoia o governo, participaram da reunião.

Os aliados de Samaras alertaram-no sobre a possível desagregação da coligação, formada há um ano, caso se mantivesse a decisão de fechar a rede pública, o que implicaria a demissão de seus 2.700 trabalhadores. O anúncio do encerramento da ERT provocou fortes reações na Grécia e no exterior.

Apesar de defenderem a “reestruturação” deste amplo organismo estatal, Venizelos e Kouvelis insistiram na reabertura da ERT e na posterior elaboração de um plano para a sua reestruturação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.