Tamanho do texto

Queda dos preços significa que o Federal Reserve poderá manter a campanha de compra de títulos, afirmou o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard

Reuters

Com inflação baixa, Banco Central norte-americano pode continuar agressivo
Getty Images
Com inflação baixa, Banco Central norte-americano pode continuar agressivo

A inflação baixa nos Estados Unidos significa que o Federal Reserve, banco central do país, pode manter a campanha agressiva de compra de títulos se decidir que é justificado, embora o mercado de trabalho do país tenha melhorado desde que o programa foi lançado, disse o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, nesta segunda-feira (10).

"As condições do mercado de trabalho vêm melhorando desde o último verão (no hemisfério norte), sugerindo que o Comitê pode desacelerar o ritmo de compras, mas as leituras surpreendemente baixas de inflação podem significar que o Comitê pode manter seu programa agressivo por um período maior de tempo", afirmou Bullard em discurso preparado.

Veja ainda: EUA e Japão lideram recuperação nas principais economias, diz OCDE

Os comentários reiteram o argumento que o presidente defendeu diversas vezes recentemente, após dados terem mostrado que a inflação dos Estados Unidos permaneceu bem abaixo da meta de 2% do Fed. O principal indicador de pressões de preços do banco central, o índice PCE, subiu 0,7% na comparação com o ano anterior.

Bullard é membro votante do comitê de política do Fed neste ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.