Tamanho do texto

O índice de indicadores coincidentes caiu 0,9 ponto em outubro ante setembro dando mostras de que a desaceleração global e as tensões com a China estão levando o país à recessão

Reuters

O governo do Japão afirmou nesta sexta-feira que existe um "grande risco" de a economia ter entrado novamente em recessão, já que um índice de indicadores econômicos caiu em outubro pelo sétimo mês seguido.

A terceira maior economia do mundo encolheu no terceiro trimestre, o que não acontecia desde o ano passado e dá mais mostras de que a desaceleração do crescimento global e as tensões com a China estão levando o país à recessão.

O índice de indicadores econômicos coincidentes caiu 0,9 ponto em outubro ante setembro, informou nesta sexta-feira o Escritório do Gabinete, em números preliminares.

Esse índice consiste de 11 indicadores, como dados de produção industrial, emprego e vendas no varejo.

O governo disse que reduziu as próprias estimativas pelo segundo mês seguido após o índice ter mostrado deterioração.

A última vez que o governo usou o termo "deterioração" em referência ao índice coincidente foi entre junho de 2008 e abril de 2009. Depois disso, afirmou que a economia estava em recessão, geralmente definido como dois trimestres seguidos de contração.

Na segunda-feira o Japão vai anunciar os dados revisados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.