Tamanho do texto

Com banners denunciando líderes do governo, irlandeses protestaram contra aumento de impostos para financiar programa de austeridade

Agência Estado

Cerca de 10 mil manifestantes saíram às ruas de Dublin neste sábado (24) para protestar contra os planos do governo irlandês de anunciar o novo orçamento do país no mês que vem. Este será o sexto orçamento consecutivo com medidas de austeridade. Veja as imagens do protesto na galeria abaixo:

Os manifestantes lotaram a O'Connell Street, e muitos deles seguravam banners denunciando líderes do governo e dizendo que não pagarão novos e futuros aumentos de impostos. Muitos protestaram vestidos como Papai Noel e segurando placas anunciando que o governo estava prestes a roubar o Natal.

A Irlanda se comprometeu com cortes de gastos e aumentos de impostos até pelo menos 2015, como parte de um programa de austeridade iniciado em 2009 para combater grandes déficits e financiar um enorme programa de resgate a bancos.

Em 2010, o país se viu próximo a um calote (default) e foi obrigado a negociar um pacote de socorro com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As informações são da Associated Press.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.