Tamanho do texto

Chanceler alemã rejeitou a ideia de que ações ousadas poderiam resolver a crise da Europa de uma hora para outra

Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que vê uma chance de se chegar a um acordo para liberar ajuda emergencial à Grécia em uma reunião de ministros das Finanças europeus na segunda-feira, mas rejeitou a ideia de que ações ousadas poderiam resolver a crise da Europa de uma hora para outra.

"Acredito que há chances, não se tem certeza, mas há chances de chegar a uma solução na segunda-feira", disse Merkel à câmara baixa do Parlamento, em um debate sobre o orçamento alemão.

"Mas... uma solução milagrosa, uma verdade que signifique que todos os nossos problemas irão acabar amanha... isso não será alcançado. O que foi negligenciado durante anos, décadas, não pode ser resolvido da noite para o dia e portanto teremos que continuar avançando passo a passo."

Ministros das Finanças europeus, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional falharam pela segunda semana seguida em alcançar uma acordo para liberar nova ajuda à Grécia. Eles vão se reunir de novo na segunda-feira.

Merkel acrescentou que líderes da UE podem ser forçados a se reunir de novo no início do próximo ano para garantir um acordo sobre o orçamento de longo prazo do bloco de 27 membros. Eles devem realizar uma reunião sobre o orçamento na quinta e sexta-feiras desta semana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.