Tamanho do texto

Portugal está realizando uma política de austeridade e reformas muito exigente em troca da ajuda financeira internacional concedida em maio de 2011

AFP

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 0,8% no terceiro trimestre na comparação com o segundo trimestre deste ano, e 3,4% em relação ao mesmo período de 2011, segundo uma primeira estimativa publicada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

No segundo trimestre, o PIB português havia caído 1,1% em variação trimestral e 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As previsões oficiais para a economia portuguesa esperam uma recessão de 3% no conjunto do ano. O PIB português, que já caiu 1,7% no ano passado, voltará a registrar uma nova queda no próximo ano de 1%, segundo os credores, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), embora o Banco de Portugal preveja uma recessão de 1,6%.

Portugal está realizando uma política de austeridade e reformas muito exigente em troca da ajuda financeira internacional concedida em maio de 2011, que afundou o consumo dos lares e os investimentos e disparou o desemprego.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.