Tamanho do texto

A primeira parcela será utilizada para recapitalizar os bancos nacionalizados, como o Bankia, segundo os ministros das Finanças da zona do euro

AFP

Os ministros das Finanças da zona do euro acertaram nesta segunda-feira que a primeira parcela da ajuda aos bancos espanhóis será desbloqueada este mês e entregue "no início de dezembro", informou o presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker.

O Eurogrupo "celebra" que o programa de ajuda de até 100 bilhões de euros concedido ao setor financeiro da Espanha "está na boa direção", e exorta o país a continuar "com o plano de consolidação do orçamento".

Desta maneira, os europeus esperam que a liberação da parcela se decida "em meados ou final de novembro", e isto "implicará que o Mecanismo Europeu de Estabilidade poderá desembolsar a ajuda no início de dezembro", precisou Juncker.

"A primeira parcela será utilizada para recapitalizar os bancos" nacionalizados, como o Bankia", disse Juncker ao final da reunião dos ministros das Finanças da zona do euro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.