Tamanho do texto

O grupo de pesquisa Sentix informou que o índice sobre o sentimento do investidor na zona do euro atingiu -18,8 ante -22,2 em outubro

Reuters

O sentimento da zona do euro melhorou pelo terceiro mês seguido em novembro, uma vez que a oferta do Banco Central Europeu (BCE) de comprar volumes ilimitados de dívida para reduzir os custos de empréstimos de países endividados continuou a animar os investidores.

O grupo de pesquisa Sentix informou nesta segunda-feira que seu índice sobre o sentimento do investidor na zona do euro atingiu -18,8 ante -22,2 em outubro, acima da expectativa em pesquisa da Reuters de -20,0.

Um sub-índice sobre o sentimento atual na zona do euro subiu para -31,3 ante -34,5, enquanto o componente de expectativas se fortaleceu pelo quarto mês seguido, para -5,5 ante -9,0.

"A ausência de novas notícias negativas sobre a crise da zona do euro pode ter ampliado a confiança dos investidores", disse o Sentix, acrescentando que o anúncio do presidente do BCE, Mario Draghi, sobre o programa de compra de títulos do banco continuou a ajudar o sentimento.

Um índice separado para a Alemanha, maior economia da zona do euro, mostrou que o sentimento saltou para 9,4 ante 6,4 no mês passado, sustentando pelo contínuo fortalecimento de suas exportações e crescente otimismo sobre as perspectivas para as maiores economias do mundo, Estados Unidos e China.

Tanto os investidores institucionais quanto privados na Alemanha estavam mais otimistas do que no mês anterior, disse o Sentix.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.