Tamanho do texto

Membro do Conselho Executivo do banco também afirmou que cortes das taxas de juros continuam sendo opção, mas que não têm sido prioridade para o BC recentemente

Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) vai parar de comprar títulos de governos sob seu programa conhecido como OMT se não houver evidências de que o país está cumprindo as condições que são pré-requisito para a intervenção do BCE, afirmou o membro do Conselho Executivo Benoit Coeure ao Financial Times.

O BCE ainda não deu início às compras de títulos através do programa --chamado de Transações Monetárias Diretas (OMT)--, que foi anunciado em setembro.

MaisPara da BC da Alemanha, medidas do BCE elevam riscos a contribuintes do bloco

O banco central tem dito que só irá comprar títulos após o país assinar um plano de resgate e seguir severas condições de reformas.

"Se tivermos evidências de que os compromissos dos países não estão sendo cumpridos, por exemplo se tivermos uma revisão negativa da UE ou do FMI, suspenderemos nossas operações porque as condições não estarão mais lá", disse Coeure.

Ele também afirmou que cortes das taxas de juros continuam sendo uma opção, mas que não têm sido uma prioridade para o banco central recentemente, uma vez que este tem se concentrado em consertar o mecanismo de transmissão da taxa.