Tamanho do texto

Para secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, existe grande preocupação com o risco de colapso na Europa

Reuters

A economia dos Estados Unidos está agora crescendo perto de seu potencial, afirmou nesta terça-feira o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner.

Geithner também disse durante visita a Nova Délhi, Índia, que as reformas na Europa "levarão anos e anos para dar frutos".

"Nós estamos muito preocupados com o risco de colapso na Europa ... A Europa tem uma estrada difícil pela frente", disse ele em encontro com líderes indianos e empresários norte-americanos.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou esta semana que o aperto fiscal iminente nos Estados Unidos e a crise econômica da zona do euro são os dois maiores riscos para a economia global.

Mas Geithner afirmou que está "relativamente confiante" de que Washington poderá lidar com seus desafios fiscais.

A economia norte-americana pode enfrentar uma nova recessão devido a aumentos tributários e cortes de gastos do governo --o chamado "abismo fiscal"-- que entrarão em vigor no ano que vem a menos que o Congresso concorde em cancelá-los ou adiá-los.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.