Tamanho do texto

Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio varejista caiu em agosto 1,3% na zona do euro e permaneceu estável em toda a União Europeia

EFE

O volume de vendas no varejo nos países do euro aumentou 0,1% em agosto com relação a julho, segundo os dados preliminares publicados nesta quarta-feira pelo Eurostat, o escritório estatístico comunitário. No referente aos 27 países da União Europeia (UE), o volume de vendas caiu 0,1%.

Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, esse tipo de comércio caiu em agosto 1,3% na zona do euro e permaneceu estável em toda a UE. Por setores, frente ao mês precedente, o de alimentação, bebidas e tabaco progrediu em agosto 0,1% tanto na zona do euro como na UE, enquanto o setor não alimentício recuou respectivamente 0,7% e 0,8%.

Entre os países da UE sobre os quais há dados disponíveis, as vendas no varejo aumentaram em 12 países, caíram em sete e permaneceram estáveis na Bélgica e Bulgária. As maiores altas foram registradas em Luxemburgo (2,9%), Portugal (2,8%), Eslovênia (2,2%) e Espanha (2,1%), enquanto as quedas mais significativas aconteceram em Polônia (1,3%), Dinamarca (1,1%), França (0,8%) e Lituânia (0,8%).

No referente à comparação dos dados anualizados, as vendas no varejo aumentaram em 12 países e diminuíram em nove. As maiores baixas anualizadas foram anotadas por Portugal (6%), Malta (5,4%) e Dinamarca (3,5%), e as principais altas ocorreram em Letônia (10%), Luxemburgo (9,2%) e Estônia (7,2%).