Tamanho do texto

Índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco de 17 países subiu para -23,2 em setembro, ante -30,3 em agosto

Reuters

A confiança do investidor da zona do euro melhorou neste mês pela primeira vez desde março graças aos planos do Banco Central Europeu (BCE) de resgatar a moeda comum, informou nesta segunda-feira o grupo de pesquisa Sentix.

O Sentix disse que seu índice mensal que acompanha a confiança do investidor no bloco de 17 países subiu para -23,2 em setembro, ante -30,3 em agosto, e bem acima da previsão da Reuters de uma queda para -30,7.

"A principal razão para a melhora geral na confiança pode muito bem ser a maneira assertiva do presidente do BCE, Mario Draghi, e a intenção de sua instituição, que agora é concreta, de começar a comprar títulos de países afetados pela crise de novo em breve se eles cumprirem certas condições", disse o Sentix em comunicado.

Na semana passada, o BCE concordou em lançar um novo programa potencialmente ilimitado de compra de títulos para reduzir os custos de empréstimos de países da zona do euro em dificuldades e limitar a crise da dívida.

Um subíndice que mede as expectativas subiu pelo segundo mês seguido, para -10,8 ante -23,3 em agosto. Já o subíndice que mede as condições atuais subiu ligeiramente, para -34,8 ante -37,0 no mês anterior.