Tamanho do texto

O presidente Françoise Hollande fará pronunciamento neste domingo sobre nova carga tributária, que deverá ser dividida igualmente entre empresas e famílias

Agência Estado

O presidente da França, François Hollande, deve delinear um orçamento de austeridade com até 20 bilhões de euros em novos impostos, informou neste domingo o Journal du Dimanche. De acordo com o periódico, Hollande, que aparecerá hoje em rede nacional em um programa de notícias no horário nobre da TV francesa, irá esboçar as diretrizes do orçamento de austeridade voltado para assegurar que a França possa manter a promessa de reduzir o déficit orçamentário para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano que vem, em um cenário de crescimento fraco.

A nova carga tributária será dividida igualmente entre empresas e famílias, conforme o Journal de Dimanche. O presidente já havia dito recentemente que se esforçará para equilibrar o orçamento do país e prometeu cortar 10 bilhões de euros do gastos públicos - com exceção de pagamento de dívidas e pensões.

Dados do Ministério do Orçamento divulgados na última sexta-feira (dia 7) apontaram que o déficit orçamentário da França encolheu nos primeiros sete meses deste ano, recuando para 85,5 bilhões de euros ao final de julho, ante 86,6 bilhões de euros no mesmo período de 2011. As informações são da Dow Jones.