Tamanho do texto

País caminha na direção de buscar ajuda internacional depois de ter pedido uma linha de crédito europeia de 100 bilhões de euros para seus bancos em junho

Reuters

O Tesouro espanhol irá injetar 6 bilhões de euros no fundo de resgate bancário estatal (FROB) para aumentar seu poder de fogo depois da recapitalização de emergência do credor Bankia, afirmou nesta terça-feira uma fonte do Ministério da Economia.

O FROB receberá tanto dívida estatal como dinheiro, segundo a fonte, acrescentando que a operação irá aumentar sua base de capital de 9 bilhões para 15 bilhões de euros.

"Isso aconteceu por causa da recapitalização do Bankia", afirmou a fonte em condição de anonimato.

Na segunda-feira, o FROB aprovou uma injeção imediata de capital de 4,5 bilhões de euros no Bankia.

A fonte disse ainda que a ação não deve impactar a posição de liquidez da Espanha de forma substancial. O saldo de caixa do país encolheu nos últimos meses, ao passo que as receitas fiscais ficaram aquém das expectativas.

A Espanha está caminhando na direção de buscar ajuda internacional depois de ter pedido uma linha de crédito europeia de 100 bilhões de euros para seus bancos em junho. Fontes disseram à Reuters no mês passado que as negociações estavam em andamento.