Tamanho do texto

Banco Central Europeu respondeu a especulações sobre como será o programa de compra de títulos, dizendo que é errado falar sobre decisões que ainda não foram tomadas

Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) buscou anular nesta segunda-feira as especulações sobre como será o programa de compra de títulos do banco central, dizendo que é errado falar sobre decisões que ainda não foram tomadas.

No final de semana, a revista alemã Der Spiegel disse que o BCE está considerando estabelecer patamares de taxas de juros para qualquer compra de títulos de países em dificuldade da zona do euro, ou seja, o BCE só compraria tais títulos se as taxas de juros ultrapassassem um certo prêmio em relação aos títulos alemães.

TambémMinistério alemão diz não saber de planos do BCE sobre títulos

"É completamente enganoso noticiar sobre decisões que ainda não foram tomadas e também sobre visões individuais, que ainda não foram discutidas pelo Conselho Administrativo do BCE, que irá agir estritamente dentro do seu mandato", afirmou um porta-voz do BCE.

"No que se refere a recentes declarações de autoridades governamentais, também é errado especular sobre a forma das intervenções futuras do BCE. Política monetária é independente e feita estritamente dentro do mandato do BCE."

E maisMercados focam apoio do BCE e títulos espanhóis avançam