Tamanho do texto

Autoridades correm para resolver emergências fiscais causadas por garantias e promessas

NYT

Oficiais do governo assinaram estes títulos mesmo sem ter muito conhecimento do que são com o intuito de deixar a responsabilidade de construir rodovias e usinas de energias nas mãos de órgãos especiais do governo. A prática vem ganhando popularidade sem atrair muita atenção e está causando problemas para um pequeno mas crescente número de cidades.

Gary Lewis, contador, na garagem da Linden Street, a primeira financiada pelo poder público de Scranton
Niko J. Kallianiotis/The New York Times
Gary Lewis, contador, na garagem da Linden Street, a primeira financiada pelo poder público de Scranton


Com muitas cidades agora preocupadas com diferentes tipos de gastos - responsabilidades com pensões, planos de saúde para aposentados, contas acumuladas - a repentina lembrança de que precisam honrar garantias de pagamento destes títulos pode ser um sinal que antecede uma crise.

"São dívidas incertas. Não importa o quanto você analise os números, elas não aparecem", disse Carmen M. Reinhart, uma economista do Instituto Peterson para Economia Internacional, que tem escrito extensivamente sobre a dívida pública. Elas "aparecem de repente, durante períodos difíceis."

Em uma série de comunidades, especialmente em Nova Jersey, Michigan e Washington, as autoridades locais recentemente tentaram resolver as emergências fiscais causadas por garantias e promessas semelhantes.

Em Hoboken, Nova Jersey, quase não foi possível evitar uma crise no ano passado, por exemplo, quando um comprador foi encontrado de última hora para adquirir um hospital falido, cuja dívida a cidade havia garantido pagar e simplesmente não não pode fazê-lo. Em Buena Vista, Virgínia, por pouco não hipotecaram o prédio da prefeitura e do departamento de polícia depois que uma autoridade não conseguiu pagar os títulos de um parque que haviam sido protegidos pelo governo.

Em outros lugares, tratava-se apenas uma questão de tempo para que estas garantias de títulos causassem sérios problemas que não foram resolvidos a tempo. A cidade de Stockton pode declarar falência esta semana depois de ter prometido cobrir o pagamento de títulos de construção de uma arena de hockey e outras obras feitas pelos oficiais do governo com dinheiro dos contribuintes.

"Estamos vendo mais deste tipo de situação hoje”, disse Matt Fabian, diretor dos Consultores do Mercado Municipal, uma empresa de pesquisas consultora para títulos municipais. "A economia fraca está enfraquecendo ainda mais projetos fracos. Ela está menosprezando as habilidades das cidades e sua vontade de respaldar esses projetos quando eles não dão certo."

Embora o número de casos ainda seja pequeno, disse Fabian, eles demonstram para os investidores que houve uma queda na disposição das comunidades para honrar as suas promessas.

Por Mary Williams


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.