Tamanho do texto

Inflação anual na maior economia da Europa desacelerou em junho para o menor nível em 18 meses e permaneceu pelo segundo mês seguido abaixo da referência de 2%

Reuters

A inflação anual na maior economia da Europa desacelerou em junho para o menor nível em 18 meses e permaneceu pelo segundo mês seguido abaixo da referência de 2% para estabilidade de preços, de acordo com dados preliminares do Escritório Federal de Estatísticas.

A inflação alemã desacelerou para 1,7% na comparação com junho do ano passado, ante 1,9% em maio, mostraram os dados divulgados nesta quarta-feira.

Merkel rejeita qualquer mecanismo de coletivização da dívida na eurozona

Economistas esperavam 1,8%, de acordo com pesquisa da Reuters com 32 economistas.

A meta do Banco Central Europeu para estabilidade de preços é de perto, mas abaixo, de 2% na zona do euro como um todo.

Na comparação mensal, os preços ao consumidor alemão recuaram 0,1% em junho comparado com uma queda de 0,2% em maio. Pesquisa da Reuters com 29 economistas mostrava expectativa de que os preços ficassem inalterados na comparação mensal.

Os preços ao consumidor harmonizados para comparação com outros países da zona do euro mostraram uma queda mensal de 0,2% e alta de 2% na comparação anual, comparado com uma queda mensal de 0,2% e ganho anual de 2,2% em maio.

Pesquisa da Reuters com 22 economistas previa que essa medida de inflação desaceleraria para 2,1% no ano.

Os dados finais sobre os preços na Alemanha serão divulgados em 11 de julho, de acordo com o escritório.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.