Tamanho do texto

Presidente do Banco Central dos EUA diz estar em discussões e consultas com europeus

Reuters

Federal Reserve anunciou a ampliação do programa de venda de títulos de curto prazo
AP Photo/Jose Luis Magana
Federal Reserve anunciou a ampliação do programa de venda de títulos de curto prazo

O chairman do Federal Reserve (banco central norte-americano), Ben Bernanke, declarou nesta quarta-feira que a autoridade monetária está preparada para proteger a economia e o sistema financeiro dos Estados Unidos caso avalie que a situação na Europa piorou.

"O Federal Reserve está muito envolvido nas discussões e consultas com líderes europeus... Tentamos prover a ajuda e apoio que está ao nosso alcance", completou.

"Estamos preparados para trabalhar em conjunto se isso puder ser feito de forma construtiva", acrescentou, dizendo ainda que novas medidas para o crescimento da economia dos EUA também não estão descartadas.

"Os passos que adotamos, a extensão do programa de vencimentos (Operação Twist), acho ser um passo substancial e que proverá algum apoio adicional", completou Bernanke.

"Sim, aquisições adicionais de ativos estão entre as coisas que certamente consideraremos se for necessária a adoção de medidas adicionais para fortalecer a economia", acrescentou.

No início da tarde, o Fed anunciou a ampliação do estímulo monetário chamado de Operação Twist , renovando os esforços para diminuir os custos de empréstimos por meio da venda de títulos de curto prazo para comprar bônus com prazos mais longos.

(Reportagem da redação de Washington)