Tamanho do texto

Aprofundamento da situação pode causar um "grande choque" na economia global, declarou neste domingo o secretário-geral da entidade, Angel Gurría

Os problemas enfrentados pela Europa têm potencial para causar um "grande choque" na economia global, e isso significa que "a crise já não é mais um problema exclusivo dos europeus", declarou neste domingo o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría.

Leia também:  IFF: fundos de resgate não conseguem salvar zona do euro

Em um momento no qual as medidas de estímulo monetário e fiscal parecem se esgotar, "quem quer que tenha algum espaço deve fazer uso delas", opinou Gurría ao chegar para o encontro líderes do Grupo dos 20 (G-20, que reúne as nações mais industrializadas e as principais potências emergentes do mundo) em Los Cabos, no México.

Na avaliação do secretário-geral da OCDE, a Europa possui recursos para lidar com a crise e deve agir com urgência. "A União Europeia (UE) está sempre se reinventando e se reconstruindo, mas agora é o momento de remover os andaimes", disse ele.

As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.