Tamanho do texto

Para ministro alemão de Finanças, a Espanha realizou desde 2008 diversas reformas e agora os principais bancos devem ficar mais estáveis

O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, afirmou neste sábado que a Espanha está no "caminho certo" para resolver seus problemas financeiros, após o anúncio da ajuda europeia ao sistema bancário do país ibérico.

"A Espanha realizou desde 2008 diversas reformas, entre elas, várias no setor bancário", disse Schäuble.

Espanha pede ajuda financeira europeia para salvar setor bancário do país

Grécia, Irlanda e Portugal, o trio já beneficiado por resgates da Europa

Saiba mais sobre a crise na Europa e entenda quem são os “Piigs”

Ao fim da videoconferência entre os ministros de Economia e Finanças do Eurogrupo, fórum de ministros de Economia da zona do euro, o alemão ressaltou que, a partir dessas reformas, os principais bancos espanhóis conseguiram enfrentar bem a crise e estão estáveis.

"No entanto, uma parte do setor financeiro deve responder aos efeitos do estouro da bolha imobiliária espanhola", destacou Schäuble, que disse ser necessário capital para isso.

O ministro também ressaltou que a Espanha está no caminho certo por causa das reformas adotadas nos setores do mercado de trabalho e em outras áreas importantes.

Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro anunciaram neste sábado em comunicado que concederão à Espanha um empréstimo de até 100 bilhões de euros para sanear o setor financeiro do país.

A ajuda inclui uma reserva de segurança do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.