Tamanho do texto

Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 2,5%;  as maiores quedas foram observadas na Áustria, na Eslovênia e na Finlândia

As vendas no varejo na zona do euro - em termos de volume - caíram 1% em abril ante março, quando foi registrada alta de 0,3%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Eurostat. Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 2,5%.

Confiança na área do euro no menor nível em 3 anos

Economistas previam queda de entre 0,1% e 0,2% no mês e baixa de 1,1% ante abril de 2011.

As vendas de alimentos, bebidas e tabaco subiram 0,3% em abril ante março, enquanto na comparação anual foi registrada queda de 2,3%.

O setor não alimentício recuou 1,4% no mês e 2,1% no ano. Para os 27 países que compõem a União Europeia, as vendas no varejo caíram 1,1% em abril ante março e recuaram 1,9% ante abril do ano passado.

Em toda a União Europeia, houve recuo de 1,1% nas vendas no varejo, na comparação entre março e abril. Na comparação com abril do ano passado, o recuo em abril de 2012 foi de 1,9% na UE.

Entre os países com dados disponíveis, houve alta nas vendas no varejo na comparação entre abril e março apenas na Romênia (0,8%) e na Alemanha (0,6%).

Já as maiores quedas foram observadas na Áustria (-3,5%), na Eslovênia (-2,9%) e na Finlândia (-2,7%). Na comparação anual, as maiores quedas ocorreram em Espanha (-9,6%) e Portugal (-9,3%), segundo os dados da Eurostat.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.