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Veja algumas peças que chamaram a atenção de especialistas no festival de publicidade, nas principais categorias já anunciadas

O iG pediu a opinião de alguns participantes do festival de publicidade Cannes para selecionar trabalhos que valeriam a pena ser vistos. A reportagem falou com diretores de agências grandes, como Marcos Medeiros, da AlmapBBDO, e de outras menores, como Claudia Bortolotti, da Hands. Conversou com executivos de grupos internacionais, como Kevin Davis, vice-presidente da DraftFCB, e com acadêmicos da área, como Emmanuel Publio Dias, diretor da ESPM. Veja a seguir alguns trabalhos que chamaram a atenção em categorias como Design, Impressos e Outdoors, já divulgadas pelo festival.

Primeiro, uma campanha premiada com um Leão de Ouro na categoria Design. Foi feita para a BMW, pela ServicePlan. A agência aproveitou o reflexo no chão do aeroporto de Hamburgo para duplicar o tamanho – e completar as letras – de seu outdoor, que media 50m de comprimento por 2m de altura. Os caracteres das palavras “exceed maximum” funcionavam perfeitamente para a ideia, primeiro porque podiam ser duplicados para formar uma letra completa, mas também porque a ação, de fato, excedia o máximo tamanho dela própria. Confira.

Outdoor da BMW no aeroporto de Hamburgo: reflexo faz peça
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Outdoor da BMW no aeroporto de Hamburgo: reflexo faz peça "exceder o máximo"
Outra campanha que conquistou Cannes foi feita para a Human Rights Watch, durante as eleições em Mianmar (antiga Birmânia), em 2010 – a primeira no país em 20 anos. A agência JWT usou uma instalação no aeroporto de Nova York para colher assinaturas a uma petição que pedia a liberdade de mais de 2 mil presos políticos da nação asiática. Nela, os presos eram mostrados em celas, cujas barras de proteção eram canetas. Quem passava podia pegar uma e ajudar – tanto na peça quanto no mundo real – a libertar uma das vítimas. Milhares de pessoas assinaram e 150 presos foram libertados desde então. Veja abaixo.

Campanha da Human Rights Watch: cada caneta tira uma barra da
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Campanha da Human Rights Watch: cada caneta tira uma barra da "cela" e liberta presos políticos
O Google foi responsável por uma ação que levou um Leão de Ouro e gerou muitos comentários positivos no festival. A empresa espalhou outdoors em lugares estratégicos de Londres, para divulgar um serviço de busca através de voz para celulares. Você dizia a palavra escrita no cartaz e o site fazia a pesquisa. A graça estava no fato que as palavras estavam escritas “como se fala”, parecendo que eram de outra língua, e o resultado da busca sempre tinha a ver com aquele lugar específico da capital inglesa. Como na peça abaixo, em que a busca de “latest scores” (ou “últimos resultados”) informava sobre os jogos recentes do Chelsea, time cuja sede fica ao lado do outdoor.

Outdoors em lugares estratégicos renderam prêmio a campanha do Google
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Outdoors em lugares estratégicos renderam prêmio a campanha do Google
Também foi destacado o trabalho feito pela BUND para ilustrar que, a cada minuto, uma espécie é eliminada do planeta. As imagens são realistas e impactantes. Confira, abaixo, uma das peças, na qual uma foca é esmagada pelos ponteiros do relógio, para passar a mensagem de que "cada minuto conta". 

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"Cada minuto conta" para salvar as espécies, é a mensagem da campanha da BUND
O diretor de arte da AlmapBBDO, Marcos Medeiros, que foi jurado na categoria de trabalhos impressos, revela que o único concorrente que ameaçou tirar o grande prêmio da campanha da Samsonite foi a peça abaixo, feita pela Young&Rubican de Dubai para as lojas Harvey Nichols. Os anúncios usavam um recurso típico de lojas online ("pessoas que compraram esse item também compraram...") para fazer comparações sugestivas entre peças vendidas na loja. No exemplo abaixo, a mensagem é de quem comprou o salto alto também levou pílulas para se sentir bem em grandes altitudes.

O anúncio da Harvey Nichols (aqui, virado para se ajustar ao quadro)
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O anúncio da Harvey Nichols (aqui, virado para se ajustar ao quadro)

O diretor da ESPM, Emmanuel Publio Dias, destaca ainda a peça em vídeo feita pelo Clemenger DDBO da Austrália para a cerveja Carlton Draught. "Tem o típico humor inglês", diz. Veja aqui .

Veja também campanhas que se destacaram usando temas como rap, supermercados de papel , grafite , rubgy , trenzinhos de brinquedo , bebida , futebol e outros .

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