Tamanho do texto

SÃO PAULO - O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 1,8% no mês de dezembro, no confronto com o mesmo mês do ano anterior, puxado pela diminuição do consumo industrial, que caiu 8,8%. No geral, o consumo de 31.

381 GWH foi o mais baixo do ano, sendo que a parcela industrial, de 13.697 GWh, foi a menor desde 2006, em comportamento que reforça a percepção dos efeitos da crise internacional sobre a atividade doméstica.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou os dados hoje, é a primeira vez que se observa queda no consumo mensal desde a crise energética que resultou em racionamento, em 2001/2002.

Ainda assim, os dados mostram que, no ano de 2008, a expansão do consumo brasileiro foi de 3,8% em relação a 2007, com um total de 392,8 TWh consumidos. O crescimento da demanda foi notado em todas as classes de consumo, mas foi liderado pelo aumento do consumo no setor de serviços (+6%) e das famílias (+5,3%). No setor industrial a alta foi de 2,4% no ano.

A região Centro-Oeste foi onde mais cresceu o consumo no ano, com alta de 7%, seguida das regiões Sul (4,2%), Norte (3,9%), Nordeste (3,8%) e Sudeste (3,3%). Já no mês de dezembro, houve queda nas regiões Sudeste (-3,9%) e Nordeste (-1,1%). Em ambas as localidades foi a indústria que também concentrou a retração na demanda, com mais de 10% de baixa em cada uma das regiões. Só o Sudeste responde por 57% do consumo industrial.

Dentre os principais eventos de baixa na região em dezembro, a EPE cita férias coletivas do setor automobilístico e em indústrias fornecedoras na indústria paulista. No Rio de Janeiro, a Valesul reduziu a produção de alumínio primário em 20% e 50%, respectivamente em novembro e dezembro. Já em Minas Gerais, a Usiminas antecipou a manutenção de um de seus altos-fornos e a Vale reduziu as atividades de extração de minério de ferro e de manganês e a produção de ferroligas. No Espírito Santo, a queda do consumo de energia refletiu menor atividade na pelotização.

(Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.