Supermercados antecipam Black Friday em busca de aumento nas vendas

No dia do Supermercado, comemorado neste sábado, Abras faz campanha de descontos com adesão de metade das redes

Abras vai promover o Dia dos Supermercados
Foto: Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
Abras vai promover o Dia dos Supermercados

A Black Friday é só no próximo dia 25, mas já tem muita loja oferecendo descontos antecipados. A ideia não é diferente nos supermercados.

Neste sábado (12), Associação Brasileira de Supermercados (Abras) vai promover o Dia dos Supermercados e oferecerá descontos em produtos. Segunda a associação, mais da metade das redes supermercadistas aderiram à ideia.

Entre os principais supermercados que aderiram ao movimento estão o Pão de Açúcar, Carrefour, Zaffari (RS), Muffato (PR) e Savegnago (SP).
O movimento tem objetivo de alavancar as vendas dos supermercados e já promover as promoções da Black Friday. A expectativa é as vendas na data deste ano superem as de 2021.

A Abras liberou os supermercados escolherem quais produtos devem receber os descontos. O percentual também será decidido por cada empresa. A associação acredita no sucesso da data e já avisou as redes de supermercados que repetirá o evento nos próximos anos. Segundo a Abras, as promoções serão liberadas sempre no segundo sábado de novembro.


Desabastecimento

A entidade e os principais supermercados que aderiram ao evento garantiram haver estoque suficiente de produtos para este fim de semana. Segundo a Abras, o abastecimento das redes foram normalizados ainda na semana passada.

Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, supermercadistas registraram desabastecimento de frutas, verduras e legumes após a paralisação de caminhoneiros, que não aceitavam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Houve, inclusive, alimentos desperdiçados devido à demora nas entregas dos produtos.