Governo e seguradoras estão discutindo mudanças nas cláusulas que não incluem pandemia
Divulgação Unimed
Governo e seguradoras estão discutindo mudanças nas cláusulas que não incluem pandemia

Garantir a todos os brasileiros que tenham seguro de vida a cobertura por morte em caso de Covid-19 é o principal objetivo das conversas entre a Secretidaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e Superintendência Seguros Privados (Susep).

Pandemia é uma cláusula de exclusão de cobertura de vários ramos de seguro.

A restrição está em contratos como os de seguros de vida, de viagem, lucros cessantes (usualmente contratados por profissionais liberais), naqueles que garantem o pagamento da mensalidade do carro, da escola e do aluguel em caso de desemprego ou morte.

Desde a decretação da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, 26 empresas — que, juntas, representam 95% do mercado — já aderiram ao movimento encabeçado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) para que se ignore a cláusula de exclusão por pandemia para os seguros de vida.

O que a Senacon quer é estender esse benefício a todos os clientes de seguro de vida.

Você viu?

Veja também: Segunda parcela de auxílio de R$ 600 é adiada e não há previsão de ser paga

Outro ponto estudado pela secretaria é a possibilidade de reduzir os pagamentos mensais de seguros como o de carros, diante da redução da sinistralidade, ou seja, roubos e acidentes durante o período de isolamento social.

Esta semana a Senacon fará um comunicado a CNseg e Susep para que seja formalizada uma agenda de trabalho. A ideia é que dessas negociações seja formalizado um acordo formal, como a já feito com o setor aéreo e o de eventos.

No Brasil, já são contabilizados mais de 60 mil contaminados pela Covid-19 e cerca de 4.200 mortes.

Leia ainda:  Empréstimos em bancos públicos serão facilitados


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!