Tamanho do texto

BRASÍLIA - O programa Minha Casa Minha Vida contribuiu para a geração recorde de empregos em fevereiro, que totalizou 209,4 mil vagas. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que, ao entrar na fase de execução efetiva após um ano de seu lançamento, o programa de habitação popular impulsionou o setor de construção civil, uma das três áreas com os melhores desempenhos na criação de novas vagas no mês.

Os novos postos de trabalho cridos pela construção civil somaram 34.735, superando a melhor marca anterior para fevereiro de 27,57 mil há dois anos.

As férias e o Carnaval puxaram o setor de serviços, com resultado também recorde de 85,6 mil empregos formais de carteira assinada. O destaque fica com o Nordeste onde, sazonalmente por conta de entressafra da cana, no início do ano há mais demissões do que contratações.

Foi a primeira vez que o Nordeste apresentou resultado positivo nos empregos formais em fevereiro, disse Lupi, embora com saldo positivo de apenas 2,14 mil, apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

" A indústria turística na Bahia e no Ceará compensou as perdas usuais de vagas em outras regiões nordestinas, com aumento de vagas na rede hoteleira, bares e restaurantes e serviços temporários de apoio ao turismo " , comentou Lupi. A Bahia registrou 6.088 novos empregos líquidos e o Ceará, 5,7 mil.

A terceira grande contribuição para o avanço do emprego com carteira assinada, no mês passado, veio da indústria de transformação. Houve um acréscimo de 63.024 novas vagas, batendo a melhor marca anterior para o mês, de 46,8 mil registrada em fevereiro de 2008.

Sete dos 12 ramos industriais pesquisados pelo Caged foram recordistas no aumento de vagas, o que é inédito para o período: metalurgia; calçados; têxtil; química; material de transporte; madeira e mobiliário e minerais não metálicos. E não houve registro negativo nos demais setores da indústria de transformação.

Até a agricultura apresentou crescimento em fevereiro, mês em que normalmente as demissões são mais elevadas pela entressafra e fim de algumas colheitas, registrando 3,9 mil contratações acima das dispensas.

(Azelma Rodrigues | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.