Tamanho do texto

A operadora a cabo americana Comcast informou nesta quinta-feira que vai comprar uma participação majoritária da NBC Universal, um dos maiores grupos de mídia do mundo, numa joint venture com a General Electric (GE).

Em uma declaração conjunta, as duas empresas informaram que 51% da nova companhia será propriedade da Comcast e 49% restantes da General Electric. A companhia será dirigida pela Comcast.

A Comcast pagará aproximadamente 6,5 bilhões de dólares em efetivo "sujeito a certos ajustes baseados em certos eventos entre a assinatura e a conclusão" do acordo.

Também contribuirá com seus negócios de programação e algumas outras propriedades no valor de 7,25 bilhões de dólares.

Mais cedo, o grupo francês de meios de comunicação e telecomunicações Vivendi anunciou que venderá para a GE os 20% que controlava no grupo NBC Universal por 5,8 bilhões de dólares, o que permitiu os planos de fusão da NBC Universal com a Comcast.

Segundo o acordo difundido nesta quinta-feira pelo grupo francês, a Vivendi "não será acionista da empresa surgida da fusão entre a NBC Universal e as atividades de conteúdo da Comcast", afirma um comunicado do grupo.

Com esta venda, a "Vivendi terá o controle exclusivo do conjunto de seus ativos e será mais homogênea", destacou o presidente de seu diretório, Jean Bernard Levy, citado no comunicado.

A NBC Universal é um dos maiores grupos de meios de comunicação e entretenimento do mundo, com um prestigioso estúdio de cinema, parques de atrações e redes de canais de televisão.

A NBC Universal nasceu em 2003 depois da fusão da NBC e da Vivendi Universal Entertainment e ocupa o quarto lugar mundial atrás da Disney, News Corporation e Time Warner.

Depois de obter o controle da NBC Universal, a Comcast se converterá num gigante entre os meios de comunicação nos Estados Unidos.

laf/cn/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.