Franchising no mundo: Franquias nacionais visam expansão internacional

Conforme dados da ABF, 142 redes de franquias nacionais já operam em mais de 100 países

Franquias Nacionais - A Associação Brasileira de Franchising (ABF) possui atualmente mais de 1.100 redes associadas no país. Com um setor que continua em constante crescimento, algumas  franquias visam a  expansão para o exterior o que permite ampliar a atuação da marca . Conforme dados da ABF , foram registradas 142 redes nacionais com operação em mais de 100 países só em 2017.

No franchising , a  internacionalização de franquias nacionais  é categorizada pela ABF por 3 estágios, o de envolvimento experimental, ativo e o de alto comprometimento, sendo que cada um deles representa a quantidade de países que uma rede já atua: 1 ou 2 países, 3 ou 4 países e 5 ou mais países, respectivamente. Das 142 redes presentes no exterior 68% estão em envolvimento experimental, 19% em envolvimento ativo e 13% em envolvimento de alto comprometimento.

iGUi e a internacionalização das franquias nacionais

Foto: Divulgação
iGUi, marca especializada na fabricação de piscinas, está entre as franquias nacionais em expansão internacional




Uma das redes que se destaca com as operações em outros países é a iGUi, marca especializada na fabricação de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro). Com 800 franquias em mais de 40 países, a rede acaba de iniciar as 5 primeiras operações da rede na Austrália, atuando nas cidades de Adelaide, Brisbane, Kingswood, Melbourne e Perth.

As 5 unidades em questão foram adquiridas por Michael Chapman, um empresário de 70 anos que já possuía um grande know-how na venda de piscinas na Austrália. Com contrato fechado em novembro de 2017 durante a Pool Spa Patio, maior feira do segmento de piscinas realizada em Las Vegas, foram necessários apenas 3 meses para iniciar a operação da primeira loja na franquia .

Do total dos negócios fechados no exterior, metade estão na Argentina. Segundo Luiz Filipe Sisson, presidente e fundador da iGUi, a internacionalização deu-se início no fim dos anos 90, quando uma empresa argentina os procurou para revender as piscinas da iGUi por lá. Pouco depois a crise se instaurou naquele país, atrapalhou os negócios, mas em vez de dar o caso como encerrado, Sisson optou por recuperar a empresa parceira. E, assim, acabou instalando uma unidade fabril no país, na província de Santa Fé, dando o primeiro grande passo para hoje em dia deter 60% do mercado argentino na venda de piscinas. Vale dizer que quando a marca chegou ao país não tinha concorrentes, hoje há quatro.

Leia também - Desempenho do Franchising: confira quais segmentos mais cresceram em 2018

Em 2008, a iGUi passou a figurar entre as franquias nacionais : implantou o sistema de franquias no Brasil e alguns anos depois na Argentina. E, na sequência, replicou toda essa expertise de expansão em Portugal, México, Caribe, Dubai, Jordânia e assim por diante. “A grande estratégia da empresa é levar as unidades fabris e replicar o que temos no Brasil lá fora, cultivando sempre a relação e a troca de experiência com cada país”, esclarece Sisson.

A iGUi segue com planos de expansão no franchising internacional. A expectativa da rede é de inaugurar, até o início de 2019, a primeira fábrica da rede nos Estados Unidos, localizada na cidade de Cocoa, na Flórida