Está desempregado? Saiba otimizar seu tempo e preparar a volta por cima

Frey Figner convida o leitor à reflexão para a construção de uma nova rotina em casa, até que novas oportunidades surjam no horizonte

Ser útil ou desenvolver alguma atividade de que gostamos é importante para perceber que temos um lugar no mundo. Unir essas duas motivações é valioso. Este texto não tem o objetivo de lhe ensinar a buscar uma recolocação, fugir do desemprego , mas gostaria de propor uma reflexão sobre o seu tempo livre.

Eu também já estive desempregado , com contas chegando e sentindo-me um “lixo”. A impressão é de que, nessas horas, todo mundo que você ajudou ou quebrou aquele galho simplesmente some. Os processos seletivos parecem que nunca são de verdade e só você que nunca recebe um feedback nessas entrevistas. Se você está desempregado, eu sei bem como você se sente.

Ser útil ou desenvolver alguma atividade de que gostamos é importante para perceber que temos um lugar no mundo
Foto: shutterstock
Ser útil ou desenvolver alguma atividade de que gostamos é importante para perceber que temos um lugar no mundo

Como mudar o mercado não está sob o nosso controle, vamos pensar em algumas atitudes para ocupar a cabeça e dar sentido ao seu cotidiano. O fato é que, enquanto você trabalhava, sua vida tinha uma rotina. Assim, sugiro que você monte uma nova rotina enquanto essa fase está passando. Não podemos esquecer que esta situação é passageira.

Como saber?

Vamos pensar em sua vida dividida em áreas: física, emocional, espiritual e intelectual. Agora vamos refletir sobre cada uma delas:

Do ponto de vista físico, ficar em casa todos os dias assistindo televisão jogado no sofá e comendo sem parar, não vai ajudar o seu corpo e sua mente a ficarem mais ativos.

Como você já sabe, o exercício físico é necessário para manter-nos ativos. Existem inúmeros exercícios que você pode fazer gratuitamente e o mais fácil deles é caminhar. Crie a rotina de acordar todos os dias no mesmo horário e caminhar ou correr ao menos uma hora por dia, pois seu corpo precisa continuar em movimento. Se tiver um parque ou calçadão perto da sua casa, aproveite.

Existem também algumas aulas de atividades físicas que são oferecidas pelas prefeituras, associações e que podem acontecer no seu bairro. Por que não montar um grupo para caminhada ou corrida em sua vizinhança?

Você viu?

Foto: iStock
Indisposição joga contra você. Exercício físico é necessário para manter-nos ativos

Sabe aquela dieta que você sempre deu uma bela desculpa pela falta de tempo? Pois é, aproveite esse momento para colocar sua alimentação em dia. Se ainda lhe sobrou o plano de saúde, utilize-o como uma oportunidade para fazer um check up ou realizar aquela cirurgia que você adiava. Tem um parente ou amigo em um lugar que tenha praia, campo ou fazenda? Quem sabe não é uma boa entrar um pouco em contato com a natureza, colocar seus pés na terra e tomar aquele banho de chuva que há anos você só tem visto em filmes?

Sob o aspecto emocional, em primeiro lugar, é importante tirar da sua cabeça a crença de que você é incompetente ou não é bom o suficiente. Somente ao aceitar você mesmo e reconhecer todo seu potencial, você irá demonstrar segurança numa entrevista futura.

Uma técnica que gosto de realizar, ao menos uma vez ao ano, é limpar tudo que não serve mais na minha casa. Separe um momento para retirar das profundezas do seu guarda-roupa tudo aquilo que não presta, que não lhe faz mais sentido. Doe para quem precisa e abra espaço para o novo.

Venda aqueles objetos que não façam mais parte do seu lar. Remexa suas fotos, cartas e objetos que não pertençam mais a esse momento de sua vida. Mude os móveis de lugar.

Visite aqueles amigos que há muito tempo você não tem nem ideia de como estão. Caso o plano de saúde ainda esteja em vigor, quem sabe fazer uma terapia ou acupuntura para aliviar o estresse.

Não tem plano? Muitas faculdades têm clínicas/escolas gratuitas. Existem cursos de massagem ou estética em instituições sérias que precisam de pacientes voluntários para treinamento, sempre acompanhados de um supervisor. É só experimentar.

Bem, no próximo texto vamos falar de filtros em redes sociais e de espiritualidade. Siga conosco em Sua Carreira no Divã .

Leia mais: 

Veja como um processo de coaching pode ajudar sua carreira