Soluções utilizam ozônio para filtragem da água
Imagem gerada por IA
Soluções utilizam ozônio para filtragem da água

O cloro é uma substância amplamente utilizada para desinfecção da água e, apesar de sua eficácia, tem um impacto ambiental considerável e até assustador: seu descarte inadequado ou o acúmulo de subprodutos clorados nos mananciais altera a microbiota do solo e prejudica o ecossistema aquático, chegando até a causar mutações genéticas em organismos expostos.

A Wier é uma empresa sediada em Santa Catarina que propõe uma alternativa ao cloro: soluções com ozônio para desinfetar e filtrar a água

Trata-se de um método que atua por meio de oxidação e consiste na injeção do gás ozônio para eliminar impurezas e gerar um ambiente que evita a proliferação de microrganismos.

Nos Estados Unidos, a tecnologia é aprovada pela FDA (Federal Drugs and Administration), que também é usada em diversos países da Europa e Ásia como Japão, França, Holanda e Canadá.

Leia também:  Brasil estuda como plantar alimentos em outros planetas

“O ozônio tem se consolidado como uma alternativa estratégica porque atua de forma eficiente na desinfecção e purificação da água, sem deixar resíduos químicos persistentes. Em um momento em que o país discute cada vez mais segurança hídrica, reuso e sustentabilidade, essa tecnologia passa a ter um papel relevante em diferentes setores”, afirma Bruno Mena, CEO da Wier.

Da indústria à agricultura

O ozônio também vem sendo aplicado em projetos de diferentes escalas, desde operações industriais até sistemas voltados ao agronegócio e à infraestrutura urbana.

No setor industrial, o gás pode ser utilizado em processos que exigem controle microbiológico e qualidade da água. Na agricultura, pode apoiar etapas relacionadas à irrigação, higienização e tratamento de água utilizada na produção. Já em ambientes urbanos, pode contribuir para iniciativas de saneamento, reuso e melhoria da eficiência dos sistemas de tratamento.

"Há uma tendência global de uso de tecnologias limpas e de alta eficiência", diz Bruno Mena.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes