A Anbima – associação que representa os gestores de recursos de terceiros – publica semestralmente um relatório que monitora o mundo dos influencers que falam sobre finanças nas redes sociais, os “finfluencers”. A última edição está aqui.
Primeiro, alguns números.
Somando todas as redes sociais, há um total de 225 milhões de seguidores. Obviamente, há sobreposição, pois os seguidores costumam vincular-se a várias redes sociais. No entanto, como foram 4 as redes sociais analisadas (YouTube, Instagram, X e Facebook), se todos se engajassem nas 4 redes, teríamos um total de 56 milhões de seguidores. Como a população maior de 18 anos deve ser hoje de, aproximadamente, 160 milhões de brasileiros, e somente metade pertence às classes A, B ou C (teoricamente, com algum potencial para investir), pelo menos 70% dos potenciais investidores seguem algum perfil.
A rede que mais recebe posts é o X (até pela facilidade de postagem), com 45% de todas as postagens. Mas quando avaliamos o engajamento, o YouTube é a rede campeã, com uma média de 9 mil interações por post, contra 1,1 mil no X, 1,8 mil no Instagram e apenas 30 no Facebook.
Há dois tipos de influenciadores, as pessoas físicas e os perfis corporativos. O engajamento com os perfis de pessoas físicas é quase o dobro em relação ao engajamento com os perfis corporativos, demonstrando que os finfluencers atraem bem mais do que as empresas, normalmente canais jornalísticos ou bancos/corretoras.
A Anbima monta um ranking dos finfluencers por rede social, de acordo com uma metodologia que leva em consideração a quantidade de seguidores, o engajamento com os posts, a quantidade e frequência das postagens, a credibilidade do finfluencer e a capacidade de articulação com a comunidade dos investidores. Esses dois últimos critérios são discricionários da Anbima.
É difícil encontrar um mesmo finfluencer entre as 5 principais posições em diferentes redes sociais. Bruno Perini (Você Mais Rico), por exemplo, é 1º lugar no Instagram e 5º lugar no Facebook . O Economista Sincero, por sua vez, aparece em 2º lugar no Facebook, 3º lugar no X e 2º lugar no YouTube. Não à toa, esses dois perfis ocupam, respectivamente, o 1º e o 2º lugares no ranking geral. Completam o ranking geral de finfluencers pessoas físicas Tiago Reis, Primo Pobre, Primo Rico, Investidor Sardinha, Leandro Ruschel, Hermann Greb, Nathalia Arcuri e Gustavo Cerbasi.
Há um total de 441 influencers pessoas físicas. Existe muito conteúdo de excelente qualidade, assim como tem venda de produtos disfarçada de dica, e venda de ilusões de enriquecimento rápido e indolor. Cabe ao investidor (ou devedor, conforme o caso) separar o joio do trigo. Como fazer isso? O de sempre: desconfie de rentabilidades muito acima daquelas oferecidas por investimentos tradicionais. Lembre-se, não existe almoço grátis, e se o retorno oferecido é alto, alto também é o risco. O feijão-com-arroz, normalmente, é o melhor prato quando se trata de investimentos.
** Marcelo Guterman é engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Economia e Finanças pelo Insper. Possui o certificado CFA – Chartered Financial Analyst. Ministrou vários cursos de finanças ao longo dos últimos 35 anos, incluindo Gestão de Investimentos no programa do MBA de Finanças do Insper. Atuou em várias multinacionais de administração de fundos de investimento nas últimas décadas, como gestor de recursos e especialista de investimentos. É autor dos livros “Finanças do Lar” e “Descomplicando o Economês".