Ivan Ribeiro

Quem são nossos Zagallos?

Quem seriam os brasileiros que foram protagonistas?

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A morte de Zagallo, aos 92 anos, comoveu o universo do futebol


Mário Lobo Zagallo faleceu no sábado, dia 6 de janeiro,  aos 92 anos de idade. O presidente Lula decretou luto oficial de três dias , o maior tempo previsto, para pessoas que são referência, notáveis.

Nos muitos obituários que vi, destacou-se que ele foi o único ser humano a participar e ganhar de quatro Copas do Mundo. Além disso, foi um estrategista brilhante e um diretor tático da maior competência.

Seu falecimento foi repercutido internacionalmente .

Isso me fez pensar, quem são os outros Zagallos, aqueles brasileiros (as) que deveriam ser alvo de homenagem, preferencialmente enquanto vivos. São homens e mulheres que vivem em tempos difíceis, mas tomaram decisões exemplares. Falharam alguma vez? Provavelmente sim. Zagallo é criticado por ter aceitado substituir João Saldanha em 1970, a dois meses da Copa.

Cientista vivo? Miguel Nicolelis, talvez o mais importante cientista brasileiro. Neurocientista, fez um tetraplégico chutar uma bola usando um exoesqueleto, na abertura da Copa de 2014.

Ou, talvez, você prefira Thelma Krug. Matemática, professora e pesquisadora, é dedicada às ciências da terra, sendo referência nas pesquisas sobre o aquecimento global.


Gosta de homenagens póstumas? Cesar Lattes, doutor em física, sete vezes indicado para o Nobel. Ou Lelia Gonzales, que venceu sua condição social e como doutora em sociologia, é o pilar de todo o pensamento antirracista que se materializou nos dias de hoje. 

O sistema de ensino brasileiro, a partir de 1980, buscou despersonalizar o ensino da história. Caíram os heróis (D, Pedro, Caxias, Deodoro), e ganhou peso os movimentos sociais. A independência deixou de ser obra do regente, mas o resultado da ação de setores econômicos e sociais.

Agora é o momento de estabelecer uma nova etapa, resgatando o talento, a teimosia, o pioneirismo e a inteligência de pessoas que foram protagonistas e fizeram a diferença.

Quem seriam os brasileiros que foram protagonistas? Temos uma lista bem fornida! Para começar: Santos Dumont, Vital Brasil, Mauá, Oswaldo Cruz, Juliano Moreira, Niemeyer, Zumbi, Nise da Silveira... uma lista a ser concebida por todos os brasileiros.