Tamanho do texto

Cuiabá, 26 - A colheita da soja teve um avanço expressivo nesta semana em Mato Grosso, favorecida pelas boas condições climáticas. O levantamento semanal do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que 3,061 milhões de hectares já foram colhidos, área que corresponde a 50% dos 6,122 milhões de hectares cultivados.

Apenas nesta semana foram colhidos 961 mil hectares, o que representou um avanço de 15,7 pontos percentuais em relação à semana passada, quando a colheita atingiu 2,1 milhões de hectares.

Segundo acompanhamento do Imea, a colheita da soja este ano está 14,8 pontos porcentuais mais avançada que em igual período de 2009, o que reflete a antecipação do plantio nesta safra, proporcionado pelas chuvas que ocorreram a partir da segunda quinzena de setembro, o que permitiu que os agricultores semeassem logo que encerrou o prazo do vazio sanitário para controle da ferrugem.

O Imea divulgou também os dados relativos à estimativa de safra de fevereiro e manteve inalteradas as projeções em relação ao levantamento divulgado em janeiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.