Tamanho do texto

Brasília, 29 - O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) em 6,25% para o período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2008. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do grupo realizada hoje.

O anúncio foi feito em comunicado enviado ao Sistema de Informações Eletrônicas do Banco Central, Sisbacen. A TJLP está nesse patamar desde julho de 2007.

A reunião do CMN para a decisão deveria acontecer na tarde de amanhã. Mas, segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, a decisão do CMN teve de ser tomada nessa segunda-feira para que houvesse tempo hábil para a publicação do fato na última edição do Diário Oficial da União de setembro, que circula amanhã, dia 30. A TJLP vigora por prazo específico e a atual - de iguais 6,25% - vai até o dia 30 de setembro.

Pronaf

O CMN aprovou também hoje os fatores de ponderação que deverão ser levados em conta pelos bancos nas operações dos recursos da exigibilidade para financiamento da agricultura familiar (Pronaf). O fator de ponderação estabelece um valor adicional para cada R$ 1 aplicado pelo banco.

A resolução 3.610 "dispõe sobre fatores de ponderação para fins de cumprimento da exigibilidade e subexigibilidades do MCR 6-2, relativamente às operações contratadas nas condições do Pronaf, e fixa novo percentual para subexigibilidade de aplicação no Pronaf a partir da safra 2009/2010".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.