Tamanho do texto

Brasília, 5 - A incidência de chuvas acima da média este mês, até maio, deve beneficiar uma série de culturas na região Sul, em especial a safrinha de milho. Esta é a avaliação de técnicos de geotecnologia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), contida no prognóstico agroclimático elaborado pela estatal e divulgado hoje.

"O milho segunda safra é um dos favorecidos, especialmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul", disseram os técnicos da empresa no documento.

O boletim se baseia em dados meteorológicos oficiais, como os do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e os do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O objetivo do estudo é traçar a evolução e os efeitos do clima sobre as culturas de inverno e outras, como feijão, mamona e cana-de-açúcar.

Na avaliação do técnico Tarsis Piffer, além do milho segunda safra, cujo plantio e desenvolvimento vêm ocorrendo nos Estados do Sul, o feijão segunda safra, a citricultura, a cana-de-açúcar e a soja serão favorecidos no período. O prognóstico considera ainda a necessidade dos tratos culturais, a condição atual das lavouras e os riscos diante de pragas e doenças.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.