Tamanho do texto

Ribeirão Preto, SP, 03 - Representantes da província de Henan, uma das maiores da China, com cerca de cem milhões de habitantes, assinam amanhã acordo de cooperação técnica em biocombustíveis com o Estado de São Paulo. O ato ocorre a partir das 12 horas, na sede da Secretaria de Agricultura, na capital paulista, com a presença do secretário João Sampaio e do presidente da Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Henan, Ren Wenjie.

O acordo permitirá que o Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto (SP), possa trocar informações, receber visitas e realizar treinamentos com pesquisadores chineses. Da mesma forma, profissionais da Secretaria da Agricultura receberão informações na área de biocombustíveis daquela província.

"Essa troca pioneira permitirá a aproximação com um mercado enorme, o intercâmbio de conhecimento com possibilidade de desenvolvimento de campos de experimentos. O intercâmbio faz parte da estratégia do governo para exportação de tecnologia sucroalcooleira", informou o secretário. A pesquisa paulista na área de cana já desenvolve parcerias com vários países, com destaque para México, Angola e Moçambique.

A comitiva chinesa permanece no Estado até quinta-feira, com visitas à União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), ao IAC, em Campinas, e a empresas da região de Piracicaba.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.