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Profissionais passaram a desempenhar tarefas ligadas à gestão da informação e do relacionamento

Antes consideradas as fiéis escudeiras de um só executivo, as secretárias assimilaram novas funções ao longo do tempo e atualmente têm o trabalho marcado pelo dinamismo. Essas profissionais, cujo dia se comemora em 30/09, passaram a assessorar diversos executivos simultaneamente e desempenham funções que vão de relacionamento com os clientes a gestão de informações e comunicações.

"Com o avanço tecnológico e a globalização, o mercado de trabalho se tornou ainda mais exigente e a carreira de secretaria executiva reflete esse novo perfil", afirma Ana Maria Santana Martins, coordenadora do curso de secretariado executivo gerencial da Universidade Metodista de São Paulo.

Funcionária precisa conhecer e interagir com todas as áreas da empresas
SXC
Funcionária precisa conhecer e interagir com todas as áreas da empresas
A especialista explica que a fluência em um idioma, por exemplo, antes considerada diferencial, hoje é exigência do mercado. "Essas profissionais precisam investir constantemente na atualização. Há cursos de pós-graduação para esse público com foco em gestão de pessoas, psicologia organizacional etc", diz Ana Maria.

Na visão da coordenadora, a secretária executiva deve exercer o papel de empreendedora, de consultora (apoiando os executivos), de gestora (seja de eventos ou da informação que circula entre os executivos), e de assessora. "A profissional precisa conhecer e interagir com todas as áreas da empresas. Por isso, na graduação são abordados assuntos como RH, finanças e marketing.”

Perfil da profissional

A necessidade de desempenhar múltiplas tarefas faz com que algumas características sejam essenciais

- Iniciativa: a profissional deve ser proativa
- Habilidade de comunicação: além de redigir cartas e documentos, a funcionária deverá se relacionar com parceiros, clientes e demais profissionais da empresa
- Discrição: a secretária tem acesso a inúmeras informações dos diversos níveis hierárquicos, muitas delas confidenciais
- Organização: por gerenciar eventos, viagens e informações, a profissional precisa ser cuidadosa
- Grande conhecimento de informática: a tecnologia é uma das grandes aliadas das profissionais