Tamanho do texto

Especialistas dão dicas sobre peças que podem se tornar inadequadas para o ambiente corporativo

O inverno chegou e com ele as dúvidas sobre que roupa usar no ambiente de trabalho. Competência é o que interessa, mas o jeito de se vestir também conta pontos na carreira. No verão, há peças que são proibidas, mas no inverno algumas regras também valem. Segundo Roberta Carlucci, consultora de imagem em Florianópolis (SC), essa é uma época do ano em que fica mais difícil errar no vestuário. "Naturalmente, nós usamos peças mais elegantes, como botas, echarpes e casacos."

Danilo Chamas / Fotomontagem iG
No inverno, algumas peças também são proibidas no ambiente de trabalho
Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados para o profissional não se sentir inadequado no ambiente de trabalho. Confira algumas dicas das especialistas consultadas pelo iG Carreiras :

1 – Não use saias ou vestidos curtos: a moda de vestido ou saia muito curtos com meia-calça não se encaixa no ambiente de trabalho. "A roupa pode ser, no máximo, três dedos acima do joelho, mesmo que a pessoa esteja com uma meia-calça grossa por baixo", destaca Roberta. Segundo ela, a mesma regra de adequação do verão vale para o inverno.

2 – Não use roupas justas: "Não adianta não estar com nenhum decote ou vestido curto, mas estar com uma peça justa, valorizando o corpo", ressalta Claudia Manhães, consultora de moda empresarial do portal Moda e Consultoria.

Segundo ela, se for um ambiente de trabalho mais descontraído, o profissional pode até usar jeans mais justos, mas sempre com um casaco mais largo por cima.

Roberta ainda lembra que, para as mulheres, não é aconselhável usar calça legging. "É uma peça muito informal, além de justa."

3 – Preste atenção nas sobreposições: no inverno é comum, tanto o homem quanto a mulher, usarem blusas, malhas e casacos juntos. Mas é preciso cuidado na hora de combinar as peças. "É fundamental ter atenção para as roupas não darem muito volume", afirma Roberta.

4 – Opte por cores neutras: segundo Claudia, as roupas de trabalho devem ser básicas e clássicas, sem exageros de cores. Tanto para o homem quanto para a mulher, listras e cores exigem muito cuidado.

5 – Aposte nas peças clássicas: calças ou camisas estampadas não são boas opções para um ambiente corporativo. "A roupa deve ser adequada à seriedade do lugar. Você não pode trabalhar parecendo que está em casa", afirma Roberta.

Para se destacar um pouco, Claudia aconselha as mulheres "brincar" com os acessórios. "Use colares, echarpes ou botas que podem dar um charme sem se tornar inadequados."

Além disso, é preciso tomar cuidados básicos como:

• Levar as roupas para a lavanderia para tirar o cheiro e as marcas de guardado.

• Prestar atenção com as peças que estão muito desgastadas e desbotadas e com as meias desfiadas.

• Se for usar sandália com meia, use os modelos mais fechados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.