Tamanho do texto

Empresa Consulplan será a responsável pelos processos seletivos

A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve realizar no segundo semestre novos processos seletivos para o preenchimento de 4,4 mil vagas temporárias. A Consulplan será a organizadora das seleções.

De acordo com o edital de pregão eletrônico, serão realizados dois processos seletivos para candidatos de nível médio e superior. Um será para o preenchimento de vagas para atuação no Rio de Janeiro nas funções de agente de pesquisa por telefone (132) e supervisor de pesquisa (18). O segundo irá selecionar candidatos para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento (4.250), e os classificados serão distribuídos em diversos municípios brasileiros. As contratações estão previstas para outubro e novembro deste ano, respectivamente.

Os salários são de R$ 803,25, para agente de pesquisa por telefone e agente de pesquisa e mapeamento, e R$ 4 mil, para supervisor de pesquisa.

As novas seleções fazem parte do planejamento do IBGE, devido as validades dos dois processos seletivos realizados em 2009. O concurso para o preenchimento de 120 vagas de agente de pesquisa por telefone e 18 de supervisor de pesquisa encerrou em maio deste ano. Já o processo para as 3.500 vagas de agente de pesquisa e mapeamento será encerrado em agosto. Sendo assim, não será mais possível a contratação dos aprovados nestas seleções.

Com base nos processos seletivos, para os mesmo cargos realizados anteriormente, a expectativa é que a seleção para agente de pesquisa e mapeamento registre em torno de 168 mil inscrições. Já para as funções de supervisor de pesquisa e agente de pesquisa por telefone, estima-se um volume de 2.466 candidatos inscritos.

A assessoria de imprensa da empresa Consulplan, que deve assinar o contrato em breve, ressalta que “as datas contidas neste edital são apenas uma previsão e deverão sofrer alterações”. Segundo o departamento de imprensa do IBGE, os processos seletivos estão previstos, mas ainda não existem editais oficiais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.