Tamanho do texto

Dados são do Ministério do Desenvolvimento

São Paulo ¿ O setor gráfico brasileiro gera aumento de emprego, após apresentar crescimento. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento que avaliou o primeiro trimestre do ano de 2010. De acordo com o governo, esse é o primeiro dado positivo desde janeiro de 2009.

Em março deste ano, foram gerados 466 novos postos de trabalho na indústria gráfica brasileira. Esse acréscimo representa um incremento de 2,7% no emprego do setor em relação ao mesmo período do ano passado. Ao comparar o primeiro trimestre, consta um acúmulo de 2.292 novos profissionais na área. Com os dados trimestrais, o aumento é de 1,8% em relação a 2009.

Mercado ¿ Segundo o diretor geral da Halt Gráfica, Luiz Fernando Martins Lazafá, a tendência é que o mercado cresça cada vez mais, principalmente porque o impresso está mais barato para o consumidor. Ele explica que o dólar não está tão alto e por isso as máquinas estão mais baratas e os preços mais acessíveis para o consumidor final, o que permite a mais pessoas utilizarem os serviços das gráficas.

Atualmente, o Brasil possui 212.010 trabalhadores na área. Esse número representa 5,8% de empregados na indústria de transformação brasileira em um total de 3,6 milhões de ocupados com carteira assinada.  

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.