Tamanho do texto

Veja as particularidades desses conceitos no Brasil

São Paulo ¿ A empresa de executive search Dasein realizou uma pesquisa sobre as características das gerações baby boomer, X, Y e Z. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, desempenho e modelo de liderança.

Aplicada pela internet, por e-mails e mídia social (Facebook), de 20 de abril a 7 de maio, a pesquisa concluiu que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais o Brasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.

Amostra - Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez Estados brasileiros - Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas.

A pesquisa apresenta dados sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: baby boomers (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos).

Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho.

De acordo com o resultado da pesquisa, cada geração reage diferentemente à forma como é atraída, mantida e desenvolvida na empresa, demandando uma gestão totalmente diferente da atual.

Pesquisados

baby boomer

18,24%

geração X

32,56%

geração Y

35,50%

geração Z

13,70%


Acontecimentos ¿ Os dois principais acontecimentos que marcaram cada geração 

baby boomer

geração x

geração Y

geração Z

- Ida do homem à Lua

- Ditadura militar

- Morte de Tancredo Neves

- Diretas já

- Impeachment do presidente da República (Collor)

- Morte do piloto Ayrton Senna

- Atentado de 11 de setembro de 2001

- Crise econômica mundial de 2009

Definição de sucesso ¿ Todas as gerações passam pelos contextos trabalho, família e estabilidade financeira. As de maior destaque em cada geração foram: 

baby boomer

geração X

geração Y

geração Z

Ter minha família com saúde, trabalho e perspectiva de trabalho mais interessante, retorno financeiro compensador e amigos bem próximos

Ser feliz na vida. Ser feliz no amor, ter uma família estruturada e feliz, ter saúde  e trabalhar com o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso

Ter prestígio profissional, estabilidade financeira, relacionamento estável e equilíbrio familiar

É ter uma família, ser feliz, e estar satisfeito com o seu emprego, com a sua família, e com você mesmo

O que o trabalho representa ¿ Em cada uma das quatro gerações pesquisadas, observa-se diferença nos objetivos e no que o trabalho representa. A frase de maior destaque para cada geração foi: 

baby boomer

geração x

geração Y

geração Z

Uma forma de realização, de cumprimento de uma missão

O trabalho é parte da minha vida; é o lugar onde me sinto útil; onde tenho a oportunidade de produzir e de me relacionar com outras pessoas

Essência do ser humano, crescimento como ser humano, cultural, intelectual, social, contribuindo para o crescimento social

Uma forma de adquirir dinheiro e conhecimentos

Exemplos de representantes de cada geração

Geração

Quem

Feito

baby boomer

Bill Clinton

Primeiro Boomer a chegar à Casa Branca (EUA)

baby boomer

Fernando Collor de Mello

Primeiro Boomer a chegar à Presidência da República no Brasil

geração X

Barack Obama

Primeiro X a chegar à Casa Branca (EUA)

geração X

Aécio Neves

Primeiro X a chegar ao Governo de Minas Gerais

geração Y

Mark Zuckerberg

Primeiro Y a construir a maior rede de mídia social no mundo

geração Y

Giselle Bundchen

Primeira brasileira Y a se tornar ícone no mundo fashion

geração Z

Justin Bieber

Primeiro Z a ser lançado como cantor mundial via mídia social (YouTube)

geração Z

Malu Magalhães

Primeira brasileira da geração Z a se lançar como cantora via mídia social (em 2007, no MySpace)


Símbolos de consumo de cada geração

baby boomer

geração x

geração Y

geração Z

- TV

- Rolex

- Videocassete

- Computador pessoal

- Celular que faz tudo, até fala

Celular, televisão, internet, música. Tudo ao mesmo tempo. geração multifuncional

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.