Tamanho do texto

Para ter sucesso, contudo, é necessário que candidato tenha aptidão

Mais de 240 mil pessoas se inscreveram para disputar as 500 vagas oferecidas pelo Banco Central no ano passado. No concurso anterior, em 2005, foram mais de 65 mil profissionais para 75 vagas. Não é de hoje que o grande número de candidatos chama a atenção para os benefícios que a carreira pública proporciona.

Estabilidade, aposentadoria condigna, progressão na carreira e oportunidades para quem tem mais de 40 anos são alguns deles, enumera Maria Thereza Sombra, diretora-executiva da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac).

Identidade - Isso sem falar nos salários, que estão muito melhores do que há alguns anos, afirma Maria Thereza. Para ela, contudo, não basta apenas estudar bastante para passar. É preciso ter aptidão, gostar do que faz, e uma forma de saber como funciona cada profissão é ler o decreto que criou a carreira, que pode ser encontrado em sites de busca.

De acordo com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre as políticas de valorização do servidor público está o debate de critérios de promoção e avaliação de desempenho, tal como se faz na iniciativa privada. Dessa maneira, aquele que realmente merece ascenderá na carreira.

Editais - As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade ¿ do fundamental ao pós-doutorado. A tradutora Aline Machado comemora o seu recente ingresso no Ministério da Cultura. Sempre gostei de áreas ligadas ao cinema e cultura em geral. Agora, estou ansiosa para começar meu trabalho, afirma.

Apesar de ter Ensino Superior completo, Aline passou na prova que exigia Ensino Médio. Ela diz que a de nível superior ainda não apresentou o resultado.

Segundo Maria Thereza, não existe uma faculdade coringa, que sirva para todos os concursos, mas quem fez um curso que proporcionou um conhecimento mais geral pode ter mais chances.  Mas muito, contudo, depende só do candidato.

Leia também:
- Confira algumas técnicas de estudo para concursos públicos
- Teatro faz comédia com rotina de concurseiros
- Concursos públicos não são suspensos em ano eleitoral

Leia mais sobre empregos

Siga o iG Empregos no Twitter

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.