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Veja as vantagens de planejar a atribulada agenda de compromissos e ainda encontrar tempo para a vida pessoal

Janeiro chegou e é hora de planejar o ano novo que se inicia. Lá vai tudo de novo. Almoços para manter o networking em dia ou travar novos contatos, começar aquele curso de atualização que estava faltando para dar um upgrade na carreira, reuniões e mais reuniões para traçar os rumos do primeiro semestre.

Mas o desafio continua: como encontrar tempo na correria do dia-a-dia e dar atenção a todas as áreas da sua vida? A resposta é: organize bem a sua agenda. Com disciplina certamente você sentirá a diferença para administrar suas atividades e evitar que mais uma vez a rotina estressante fora de casa impeça que o lado pessoal seja deixado de lado. Ou até que alguns de seus projetos continuem encostados na gaveta.

Sem organização, fica inviável que a idéia de planejamento seja colocada em prática, garante Julio Cardozo, consultor de gestão e carreira. É fundamental gerenciar bem o tempo se quiser pôr em prática todos os projetos pessoais e profissionais diante da rotina bastante atribulada.

Confira algumas dicas do especialista e um ótimo 2009

Primeiro passo ¿ Quando o tempo é curto, a melhor forma para administrá-lo bem é estabelecer prioridades. Estabeleça uma a uma, na ordem de importância para você, e a partir daí, estabeleça um prazo para cumprir cada meta, diz Cardozo.

Adote uma agenda (eletrônica ou de papel) - Alguns hábitos podem tornar o dia-a-dia mais fácil. E nada melhor do que uma agenda, seja ela eletrônica ou de papel, para anotar seus compromissos, como feriados, jantares de negócios e reuniões. Use e abuse dos recursos de seu correio eletrônico, aconselha o consultor. Assim, você não precisará abrir a agenda ou dar a desculpa que a esqueceu em casa.

Estabeleça uma rotina ¿ Disciplina é palavra de ordem. Não perca tempo com coisas pouco importantes, afirma. Dedique de 5 a 10 minutos do seu dia para listar as atividades do dia seguinte, sugere Cardozo.

Organize-se - Evite fazer anotações em papéis soltos e adesivos de lembretes. A maioria das pessoas perdem muito tempo tentando achar as informações por não saber onde as anotaram, afirma.

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