Tamanho do texto

Documento pode ser solicitado a partir de segunda-feira (10)

São Paulo ¿ A partir de segunda-feira (10), as sete unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) em São Paulo começam a emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O benefício decorre de parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP). 

Criada em março de 1932, e regulamentada pelo Decreto nº. 22.035/32 a carteira de trabalho é documento obrigatório para quem busca uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho formal e para todos os demais trabalhadores com contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), inclusive os domésticos e temporários.

Além de possibilitar o registro e a documentação de toda a vida profissional do trabalhador, a carteira serve para comprovar alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

Primeira via - Para tirar a primeira via da CTPS, os documentos necessários são: comprovante de residência (contas de gás, água, luz ou telefone, original ou cópia), carteira de identidade (RG) e uma foto 3x4.

Os menores de idade devem estar acompanhados de um dos pais ou representante legal, e apresentar a certidão de nascimento. Se casados, precisam levar a certidão de casamento.

Segunda via - Uma nova via da carteira pode ser tirada quando a original estiver completa, danificada, perdida ou roubada. Para isso, são necessárias apresentação do RG e da carteira de trabalho anterior.

No caso de perda, deve-se apresentar um dos seguintes documentos: rescisão de contrato, declaração da última firma onde a pessoa esteve empregada, extrato do PIS/Pasep ou comprovante de recebimento do FGTS.

Caso a carteira tenha sido roubada, é necessário apresentar o boletim de ocorrência ou declaração feita de próprio punho e reconhecida em cartório.

Endereços - O CAT possui sete unidades de atendimento na cidade de São Paulo:

- Zona Sul / Interlagos - Av. Interlagos, 6.122, das 7 às 18 horas
- Zona Leste / Itaquera - Rua Gregório Ramalho, 12, das 7 às 18 horas
- Zona Oeste / Lapa - Rua Monteiro de Melo, 342, das 7 às 18 horas
*CAT Avançado - Zona Oeste /Lapa - Rua Afonso Sardinha, 201, das 8 às 18 horas
- Zona Norte / Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553, das 7 às 18 horas
- Zona Central / Luz - Av. Prestes Maia, 913, das 7 às 18 horas


Leia mais sobre o CAT

Receba as atualizações do iG Empregos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.