Tamanho do texto

Consultorias apontam quais profissões começam a brilhar e prometem ser destaque nos próximos anos

No vai e vem do mercado de trabalho, algumas carreiras acabam ganhando destaque e tornam-se opções interessantes de especialização ou de formação.

A movimentação está diretamente ligada ao desempenho econômico do país e às perspectivas que se descortinam.“A proximidade de dois grandes eventos esportivos no Brasil - Olimpíada e Copa do Mundo - bem como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, tendem a aquecer muito a demanda por profissionais da área de infraestrutura, por exemplo”, afirma Gustavo Costa, da Expertise Hays Oil&Gás.

Momento econômico promissor impulsiona diversas áreas
SXC
Momento econômico promissor impulsiona diversas áreas
De acordo com ele, esses fatores abrem um leque enorme de oportunidades e o mercado sinaliza que terá problemas para preencher as vagas que vão surgir. “Como alguns desses projetos são obras de longo prazo, ainda não se nota um grande movimento, mas as contratações já foram inciadas”, diz. Para Costa, outro tema que vêm ganhando força e traz boas perspectivas é a sustentabilidade. “As ações devem se estender para toda cadeia e os profissionais que atuam na área tendem a ganhar mais destaque”, explica.

Muitas outras profissões estão na curva ascendente e para mapeá-las, o iG Carreiras ouviu três consultorias (Hays Brasil, Page Personnel e RH Internacional), além da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

- Engenharia: destaque para as áreas de Oil&Gás; naval, em função da expansão dos estaleiros; e construção civil, que experimenta grande crescimento

- Direito: as áreas societária, tributária e de direito internacional prometem impulsionar a profissão

- Hotelaria: os eventos esportivos que o Brasil vai receber colocam a carreira em evidência, assim como outros setores ligados a ela - entretenimento e lazer.

- Administração com foco em esporte: tambémterá destaque em função dos eventos esportivos

- Comunicação: o boom das mídias sociais coloca em alta, principalmente, as funções ligadas a marketing.

- Tecnologia da informação: carreiras relacionadas a essa área, em especial as que têm foco em mobilidade e convergência, tendem a ser muito valorizadas

- Administração hospitalar e farmacêutica: com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o setor de saúde está em expansão e a indústria farmacêutica deve investir na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

- Finanças: tradicionalmente forte, o segmento financeiro continua aquecido graças ao aumento do volume de negócios no país.

“O momento do Brasil é muito positivo e promissor para diversas áreas. Somos a bola da vez”, afirma Danilo Castro, da Page Personnel.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.