Brasil Econômico

Brasil Econômico

Receber uma oferta de emprego não se trata de ter as qualificações certas para o trabalho. Trata-se, por outro lado, de fazer e dizer a coisa certa durante o processo de admissão. É o que diz o colunista da Inc.com Jake Newfield. Ele foi entrevistado por grandes empresas, como Google, Facebook e Uber durante os primeiros meses deste ano e garante: aprendeu o que é necessário para conseguir qualquer oferta de trabalho.

undefined
Camila Domingues/Palácio Piratini/Divulgação
O entrevistador deve notar que você é perfeito para a empresa, e que a empresa é perfeita para você

"Se você seguir esses cinco passos, você tem chances de receber ofertas de praticamente qualquer empresa", assegura Newfield. 

Então vamos a eles.

1. Pesquise cada entrevistador
Você não é entrevistado por uma empresa, você é entrevistado por uma pessoa que trabalha para uma empresa. Logo, você precisa da aprovação e admiração de cada pessoa por qual você será entrevistado. Para ganhar a aprovação delas, você precisa pesquisar o cargo e as responsabilidades atuais delas, suas funções anteriores, seus interesses, seus hobbies, e sua educação. Depois de reunir todas essas informações, tente encontrar o máximo de semelhanças possível entre você e os entrevistadores.

Saber todas essas informações vai ajudá-lo a convencer e conquistar quem está fazendo as perguntas.

2. Pesquise a empresa
O entrevistador precisa notar que você é perfeito para a empresa, e que a empresa é perfeita para você. Leia sobre a história da empresa, seus produtos e serviços, valores, cultura, receita, e grandes eventos. Com todas essas informações, você conseguirá demonstrar por que ama a empresa e por que ela precisa de você.

3. Pesquise a função
Converse com pelo menos dois funcionários que exercem a mesma função para a qual você está sendo entrevistado para entender como as coisas funcionam no dia-a-dia. Assim que tiver conhecimento sobre a função, descubra de que maneiras você pode relacionar sua experiência e sua personalidade à vaga em questão para que, dessa forma, fique bem claro por que você é o candidato ideal para ela.

4. Conecte-se
Conectar-se com os entrevistadores é a parte mais importante de qualquer processo de admissão. E para se conectar com eles, você deve aprender a ouvir atentamente, estabelecer conversas casuais e encontrar pontos em comum para, assim, expressar seu compromisso com a posição e a companhia.

5. Feche o negócio
A menos que você tenha a oferta em mãos, a entrevista não está finalizada.

Ao final da entrevista, pergunte aos entrevistadores se eles têm qualquer dúvida em contratar você. Em seguida, faça promessas possíveis de serem cumpridas. Por exemplo, prometa que você será o funcionário mais dedicado do escritório. "Não espere que eles lhe façam a oferta. Pergunte sobre os próximos passos".

E se o entrevistador questionar "Você tem alguma pergunta?", responda com outra pergunta: "Quando posso começar?"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários