De Einstein a JK Rowling; os 23 introvertidos que se tornaram bem sucedidos
Meryl Streep, Michael Jordan e Al Gore integram a lista das personalidades que, apesar de tímidas, obtiveram conquistas
Por Brasil Econômico |
20/04/2016 09:00:40
Há uma série de ideias equivocadas a respeito dos introvertidos. É comum, por exemplo, ouvir gente dizendo que pessoas introvertidas são tão tímidas que são incapazes de fazer discursos, ou mesmo amigos.
O fato é que os introvertidos têm sido não apenas os responsáveis pelos maiores inventos e realizações da história da humanidade, mas também alguns dos líderes mais bem sucedidos, seja no campo da política ou dos negócios.
Confira a lista separada pela "Business Insider" com 23 das personalidades introvertidas mais bem sucedidas da história.
Albert Einstein
Um dos físicos mais reconhecidos e reverenciados de todos os tempos, Einstein é também conhecido por dizer que "a monotonia e a solidão da vida tranquila estimulam a mente creativa". Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 e é lembrado até hoje pela sua maior descoberta: a teoria da relatividade.
Rosa Parks
Parks se tornou uma das figuras mais importantes do movimento pelos direitos civis em 1955 após se recusar a ceder seu assenro no ônibus a um homem branco. Na introdução do seu livro "Quiet: The Power of Introverts in a World That Can't Stoping Talking", Susan Cain escreveu: "Sempre imaginei Rosa Sparks como uma mulher imponente com temperamento arrojado, alguém que poderia se impor diante de um ônibus repleto de pessoas furiosas. Mas quando ela morreu em 2005, aos 92 anos, todos os obituários da época lembraram como Sparks era uma moça pequena e doce de fala mansa. Eles diziam que ela era tímida, mas tinha a coragem de um leão."
Bill Gates
Uma vez perguntaram ao fundador da Microsoft Bill Gates qual era o segredo para alcançar o sucesso em um mundo predominantemente extrovertido. Eis que ele respondeu:
"Eu acho que os introvertidos podem se dar muito bem. Se você é inteligente, você pode aprender a tirar proveito do fato de ser introvertido, como tirar alguns dias de folga e empenhar-se ao máximo para pensar em como resolver um problema sério. Então, se você surgir com a ideia de criar uma empresa e contratar pessoas, é melhor você aprender o que os extrovertidos fazem, ou contratar alguns extrovetido, como Steve Ballmer (amigo pessoal de Bill Gates e ex-presidente executivo da Microsoft), a fim de tornar a empresa uma companhia que prospera tanto por causa da sua equipe criativa, quanto por causa da sua equipe que sai para ao mundo para vender essas ideias."
Steven Spielberg
Até mesmo uma das persinalidades mais bem sucedidas, ricas e influentes de Hollywood é introvertida. O produtor e diretor Steven Spielberg já admitiu que é interovertido e que preferiria passar grande parte de seu tempo perdido em meio aos seus filmes.
Isaac Newton
Uma das personalidades mais importantes do campo da ciência, Isaac Newton formulou a lei da gravitação universal. Ele também era conhecido por ser um personagem profundamente introvertido, que defendia ferozmente sua privacidade.
Eleanor Roosevelt
Apesar de ser uma pessoa tímida e retraída, Eleonor Roosevelt trabalhou como delegada das Nações Unidas, ativista dos direitos humanos e professora. Ela deu 348 coletivas de imprensa como primeira dama e 150 palestras em toda a década de 1950. Nada mal para um pessoa que é introvertida, não é mesmo?
Mark Zuckerberg
O fundador do Facebook é um introvertido clássico. Em entrevista ao New York Times, a chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg disse que Mark é tímido e introvertido, e pode não parecer uma pessoa muito amável na visão das pessoas que não o conhecem muito bem, mas é uma pessoa muito doce. Além disso, garantiu ela, ele realmente se importa com quem trabalha na sua empresa.
Larry Page
O co-fundador do Google se tornou o diretor executivo da empresa em 2011. Muitos acreditaram que a escolha de Page para CEO era bastante estranha porque ele é uma pessoa reservada e introvertida.
Al Gore
O antigo vice-presidente dos Estados Unidos e autor do documentario "Uma Verdade Incoveniente", AL Gore é outra pessoa reconhecida publicamente que alcançou o sucesso apesar de ser introvertido.
Marissa Mayer
A atual CEO do Yahoo é uma figura bem conhecida, e acredita seriamente em uma liderança tranquila. "Eu sou geeky, tímida e gosto de códigos", revelelou certa vez.
Abraham Lincoln
As habilidades introvertidas de liderança de Abrahan Lincoln já foram estudadas centenas de vezes por pesquisadores e educadores por causa de sua dignidade e tranquilidade.
JK Rowling
A criadora de Harry Potter é outra introvertida amplamente conhecida. Ela criou o bruxo mais famoso do mundo durante uma viagem de Manchester a Londres. "Estava escrevendo de forma quase ininterrupta desde os 6 anos, mas nunca tinha ficado tão animada com a ideia. Para a minha imensa frustração, naquele momento eu não tinha uma caneta que funcionava, e eu era muito tímida para pedir uma entrevistada para alguém", lembra.
Warren Buffett
Conhecido como o "Oráculo de Omaha", Warren Buffett é conhecido como um dos empreendedores mais introvertidos e mais bem sucedidos do mundo. Ele contou certa vez que tinha o intelecto para os negócios mas se viu obrigado a se matricular em palestras que ensinavam introvertidos a ganhar amigos e influenciar pessoas porque era muito tímido.
Mahatma Gandhi
O maior expoente da resistência não violenta disse uma vez: "De uma forma gentil, você pode agitar o mundo".
Hillary Clinton
A antiga primeira-dama e secretária de Estado americana não é extrovertida como o marido, Bill. Isso talvez explique por que algumas pessoas acreditam que Hillay não é uma pessoa muito amável.
Michael Jordan
Jordan é um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Por acaso, ele também é um dos atletas mais introvertidos de que se tem conhecimento.
Charles Darwin
O renomado cientista e autor de "A Origem das Espécies" era do tipo que prezava bastante a solidão.
Meryl Streep
Como muitos atores e atrizes, Meryl Streep é introvertida. Isso não impediu que ela conseguisse encarnar seus personagens de uma forma extraodinária e ganhasse o Oscar três vezes.
Elon Musk
O fundador do Tesla, SpaceX e PayPal fala abertamente de como evoluiu de um introvertido engenheiro para o maior candidato a substituto de Steve Jobs.
Dr. Seuss
Inegavelmente um dos maiores autores de livros infantis de todos os tempos, D. Seuss escreveu suas histórias sozinho, e de acordo com Susan Cain, "tinha receio de conhecer as crianças que liam suas obras por medo de que elas ficassem desapontadas com sua quietude".
Frederic Chopin
Chopin era tão introvertido que se apresentou em público apenas 30 vezes durante toda a sua vida. Por outro lado, ele costumava tocar para pequenos grupos de amigos e ganhava dinheiro vendendo suas composições e ensinando piano. Os momentos mais calmos e também mais problemáticos de Chopin se tornaram conhecidos como seus perídos de composição mais produtivos.
Steve Wozniak
O co-fundador da Apple descreveu seu processo criativo em seu livro "iWoz": "Vou te dar um conselho que poderá ser difícil de ser seguido: trabalhe sozinho. Não em uma comissão ou em um time".
Barack Obama
Obama fez história em 2008 ao se tornar o primeiro presidente negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos. O que pocuos sabem é que ele também é introvertido. Na verdade, como descreve o colunista do New York Times David Brooks: "ser liderado por Barack Obama é como ser alardeado para a batalha por Miles Davis".